segunda-feira, 22 de setembro de 2008

ROSA COUTINHO - FALA À ACDC


O Treinador do Fontainhas Rosa Coutinho, falou ao nosso Blog, após a vitória sobre os Ismaelitas no Torneio da Luz de Tavira, equipa do mesmo campeonato.

Agradeço a sua disponibilidade e simpatia.


ACDC- O Fontainhas acaba de vencer os Ismaelitas (Torneio Luz Tavira), equipa que vão encontrar no campeonato da 2ª. Divisão e uma das candidatas a subir à 1ª. Divisão Nacional, é bom defrontar estas equipas antes do inicio do campeonato.

ROSA COUTINHO- Sim é verdade, mas de qualquer maneira isto são jogos de torneios e não podemos levar muito em conta, são jogos diferentes, são espíritos diferentes, em termos psicológicos encaram-se estes jogos de outra maneira. Quando for a doer, com toda a certeza que o jogo vai ser diferente. Nós hoje ganhámos poderíamos ter perdido, penso que são 2 equipas muito equilibradas. Agora pelo que tenho conhecimento dos Ismaelitas realmente têm uma equipa fortíssima, mas nós hoje conseguimos equilibrar o jogo e acabamos por ganhar, penso que ganhamos bem.

ACDC- O Fontainhas defrontou o Sporting na final do Torneio de Albufeira, fez um grande jogo, criou algumas dificuldades a uma equipa que é candidata ao Titulo Nacional, vê-se que o Fontainhas está a trabalhar bem, e com a experiência que já têm de 2ª. divisão, parece que temos aqui um candidato a subir de divisão.

R.C.- Para subir isso é complicado, porque a experiência diz-me que em 2 anos de 2ª. Divisão, não é fácil nós conseguirmos subir porque existem outros factores. Não nos podemos esquecer que tirando agora a Universidade (subiu este ano) é tudo de Lisboa para cima (o Sines já lá estava), de qualquer forma a nossa equipa é boa, apesar de terem saído 2 ou 3 jogadores, que foram para o Louletano, que nos fazem bastante falta, mas reforçámos a equipa, fomos buscar um jogador Brasileiro que é muito bom. Mas é verdade contra o Sporting estivemos muito bem, é a tal questão da motivação, mas quando jogarmos com equipas do nosso campeonato, como foi o caso de hoje se a equipa não estiver tão motivada as exibições também já não serão assim. O Sporting deixa jogar, por exemplo no jogo contra a Fundação, no primeiro jogo que fizemos aqui no torneio, eles pressionaram de tal forma que nós tivemos grandes dificuldades em sair, mas o Sporting é uma equipa que deixa jogar e nós encaixamos muito melhor naquele tipo de jogo do que no da Fundação, mas isso é um bocado relativo. O nosso grande objectivo passa pela manutenção, ficar na 2ª. divisão... esse sim é que é o nosso grande objectivo.

ACDC- O nome do Fontainhas é reconhecido a nível nacional, pela regularidade que tem mantido ao longo destes anos. O João Benedito frisou isso mesmo quando falou com o nosso Blog, que o trabalho tem sido impressionante e que a equipa está estável, que os processos de jogo estão bem definidos que a equipa tem uma identidade. Será que é importante a aquisição de jogadores estrangeiros e ir apostando aos poucos nos jovens da formação e em alguns jogadores Algarvios.

R.C.- Esse é o principal objectivo, mas o Fontainhas tem um grande problema na formação, não temos instalações, nem pavilhão. Agora começamos a trabalhar mais na formação, porque já temos um técnico muito bom que é o Henrique. Queremos fazer essa aposta. mas para nós podermos estabilizar na 2ª. Divisão, não pode ser só com jogadores da formação, nós no ano passado utilizamos 4 ou 5 jogadores da formação (juniores), na ponta final do campeonato, mas se nós formos para um campeonato competitivo como é a 2ª. Divisão, com 4 ou 5 miúdos dos juniores o mais certo é descermos de divisão. Temos que encaixar, nós fomos buscar Brasileiros que também são miúdos, têm 21, 22 anos, no futuro com a aposta dos nossos jovens misturados podem vir a fazer uma boa equipa, apostar só nos jovens neste momento não temos condições.

ACDC- O maior exemplo de que se trabalha bem no Fontainhas, são os 2 jogadores que estão no Belenenses, 1 deles foi campeão Mundial Universitário e está nos 14 eleitos para o Mundial no Brasil. O Fontainhas começa a ser uma montra no Futsal.

R.C.- É verdade, além do Paulo e do Cary que temos muito orgulho em terem passado por cá, posso dizer que este ano houve hipótese de saírem mais jogadores para a primeira divisão e só não saíram em cima da hora, porque os jogadores não quiseram mesmo sair. Houve propostas do Mougadoro que está na 1ª. Divisão, entre outras. Estou convencido que o Mateus tem mercado, embora não seja Português, o Mateus e o Rafael que fomos buscar, possivelmente teremos algumas dificuldades em segurar estes jogadores.

ACDC- O Fontainhas este ano terá a companhia da Universidade do Algarve na 2ª. Divisão, gostava de uma opinião do Rosa, que possibilidades tem a Universidade do Algarve nesta divisão.

R.C.- Eu nos últimos anos, desde que saí do distrital não tenho acompanhado muito as equipas Algarvias. Mas conheço as características desta equipa e sei pelo que conheço da 2ª. Divisão, podem perfeitamente assegurar a manutenção, não digo subir porque é muito difícil. Têm um bom treinador, inteligente, estou convencido que a Universidade com o sistema que tem, porque muitas equipas não jogam tanto como nós. Nós temos se calhar, no Algarve somos a única equipa a jogar num sistema louco, os jogadores já me conhecem e sabem que nós jogamos nesse sistema louco. Nós dificilmente jogamos cá atrás na linha dos 20 m., nós assumimos os jogos todos. Penso que a Universidade será um pouco ao contrário, o que terá alguma vantagem em determinados jogos. Jogos que nós poderíamos ganhar e não os vamos ganhar a Universidade provavelmente irá fazer muitos pontos contra equipas fortes. Agora nos outros jogos é que têm que ter cuidado, mas penso que é uma equipa perfeitamente capaz de ficar na 2ª. Divisão.

Luis Barradas

Sem comentários: